Justiça Eleitoral define os municípios que terão urnas biométricas em 2010

A primeira fase do projeto-piloto de implementação da identificação biométrica foi realizada durante as Eleições Municipais de 2008. O novo sistema foi testado nas cidades de São João Batista (Santa Catarina), Fátima do Sul (Mato Grosso do Sul) e Colorado D ´Oeste (Rondônia).

De acordo com Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os bons resultados obtidos com a experiência levaram o órgão a dar continuidade ao cronograma. Se tudo der certo, em 2018 a identificação por meio da leitura das impressões digitais substituirá a mera apresentação do documento de identidade e do título de eleitor no dia da eleição.

Devido ao alto custo de aquisição dos equipamentos, a nova sistemática será adotada de forma gradativa. A segunda fase do projeto abrangerá 3% do eleitorado nacional, correspondendo a cerca de 3,9 milhões de eleitores.

Nos municípios onde for implantado o padrão biométrico, os eleitores serão recadastrados. A revisão consiste no comparecimento de todos os eleitores do município ao cartório da respectiva zona eleitoral, com um comprovante de endereço, para atualização dos dados no cadastro geral de eleitores. De cada eleitor será colhida a foto e as dez impressões digitais. Ainda não está definido o cronograma definitivo, mas acredita-se que o recadastramento dos eleitores seja iniciado no segundo semestre de 2009.

Diferentemente da primeira etapa do projeto, onde o TSE definiu as três cidades pioneiras, a segunda fase será caracterizada pela participação direta dos Tribunais Regionais Eleitorais, que terão que definir os municípios que utilizarão a nova modalidade de voto.

Em Minas Gerais, o sistema vai abranger os municípios de Curvelo, Felixlândia, Inimutaba, Presidente Juscelino, Morro da Garça, Pará de Minas, Igaratinga, Florestal, Pequi, São José da Varginha, Onça de Pitangui, Ponte Nova, Guaraciaba, Oratórios, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado, Amparo do Serra, Acaiaca, Rio Doce, São João del-Rei, Lagoa Dourada, São Tiago, Nazareno, Santa Cruz de Minas, Tiradentes, Ritápolis e Conceição da Barra de Minas, num total de 334.111 eleitores.

Viana e Castelo são as duas cidades capixabas que vão testar já em agosto deste ano o novo sistema. Juntos, esses dois municípios somam aproximadamente 69 mil eleitores.

O processo de votação nas eleições de 2010 será diferenciado em sete municípios cearenses, que juntos totalizam 171.641 eleitores. As cidades são Sobral, Alcântaras, Forquilha, Groaíras, Meruoca, Pacoti e Guaramiranga. Segundo Luiz Gerardo de Pontes Brígido, Corregedor Regional Eleitoral do TRE-CE, o critério de escolha das cinco zonas eleitorais foi a boa estrutura para atendimento ao público.

Fonte.fraudeurnaseletronicas.com.br


Postagens mais visitadas deste blog

Festival de tortas com Luzinete Veiga

Balões Juninos que não prejudicam,só enfeitam!